Mas o problema sou eu? Não! O problema é o ambiente no qual estou inserida. Como assim? O autor explica que estamos inseridos em meios que não contribuem para que nossas metas, objetivos, desde pequenas atividades, sejam cumpridas. Tudo porque eles estão arranjados de uma certa forma que pode beneficiar em alguns aspectos, mas não exatamente naqueles que desejamos mudar.
Por exemplo, se você deseja beber mais água, mas não tem uma garrafa de água ao alcance de suas mãos é muito difícil começar a se dedicar a esse hábito porque muito provavelmente você terá que se lembrar de beber água para daí levantar de onde estiver sentado, caminhar determinada distância até ter acesso à água e, convenhamos, dependendo da atividade que estivermos executando, fica muito fácil simplesmente postergar a água, não é mesmo? Mas se você estiver com a garrafa à sua frente na mesa, fica muito mais fácil só estender o braço e alcançá-la e pronto. Meta cumprida!
Isso se aplica a qualquer outro tipo de atividade, quanto mais à mão estiverem os objetos de que você precisa para executar aquela tarefa, maiores as chances de você executá-la sem procrastinar ou desistir. Vale para a roupa de academia já separada na noite anterior, a marmita esperando na geladeira depois de um dia cansativo ou o celular do outro lado do seu quarto para evitar desligar o despertador.
Quanto maior a modificação, de modo a deixar o ambiente bem ajustado para facilitar o seu propósito, melhor. Um dos pontos altos foi que o livro é bem leve, o autor cita várias outras fontes de inspiração (outros autores) o que não deixou a leitura como uma receita de bolo, nem aquele lenga-lenga de autoajuda do tipo "vai, você consegue!". Outro ponto de destaque foi a disposição do autor sobre a forma como levamos nossas vidas profissionais.





Autor: Benjamin HardyEditora: LeYaNúmero de páginas: 256"Quem nunca tentou mudar e melhorar de vida muitas e muitas vezes? Quis abandonar um mau hábito, traçou objetivos grandiosos e se encheu de força de vontade, mas voltou, frustrado, à estaca zero? Em Força de vontade não funciona, Benjamin Hardy, psicólogo organizacional e um dos articulistas mais lidos da plataforma Medium.com na área de autodesenvolvimento e autoaprimoramento, explica como as pessoas podem melhorar suas vidas, em todos os níveis, sem contar com a força de vontade, fazendo mudanças pequenas, mas significativas, em seus ambientes.Milhares de dólares são gastos todos os anos em tratamentos, terapias e consultorias que não dão certo. E as explicações mais comuns para esse problema recorrente englobam tanto o patrimônio genético que herdamos quanto o inexorável estilo de vida moderno, aliados à vergonhosa falta de força de vontade de que todos os olhares nos acusam. Essa combinação é uma receita infalível para a falência de qualquer um dos nossos melhores planos e metas.
O que Hardy mostra em seu livro é que existem atitudes fáceis que podem nos levar na direção da felicidade e do sucesso, como simplesmente parar de frequentar lugares onde é permitido fumar ou resistir aos almoços de trabalho quando aquele colega que sempre sugere uma sobremesa estiver presente. Hardy se baseia também em sua própria experiência, já que deu a volta por cima depois de crescer numa família disfuncional.
Não importa qual seja a mudança pretendida: as lições que Benjamin Hardy apresenta são um caminho certeiro para uma vida mais feliz e produtiva. Ele ensina, acima de tudo, que precisamos investir em nós mesmos e aprimorar nosso ambiente e mentalidade. É por isso que não se trata de força de vontade: se trata, sim, de entender que essa é uma ideia totalmente errada e que devemos mudar a nós mesmos e o nosso entorno para, enfim, termos apoio para conquistar nossos objetivos."