.png)
Vira e mexe me pego encantada por livros infantis, principalmente, quando se trata de um autor que já conheço e quero muito ler outras histórias porque sei que elas são grandes sucessos. E é por isso que escolhi O Fantástico Sr. Raposo, do Roald Dahl, o mesmo autor de Matilda (veja minha resenha dele aqui).
Com uma escrita envolvente e empolgante, dá para saber logo do começo porque Dahl faz tanto sucesso: suas histórias são inteligentes, perspicazes e muito fáceis de ler. Um ponto importante que levanto aqui é: às vezes na vida adulta a gente se pega esperando pelo pior, mas...O Fantástico Sr. Raposo traz aquela malandragem que normalmente associamos às raposas a um nível totalmente diferente e divertido! Confesso que no meu humor de adulta eu ficava esperando algo terrível acontecer, mas, depois, me lembrava que era um livro para crianças, terrível não deveria nem estar no meu vocabulário!
E com ilustrações que trouxeram uma nova experiência às peripécias e planos inteligentes do Sr. Raposo, fica ainda mais fácil imergir nas páginas que passam rapidamente! Essa história traz lições sobre trabalho em equipe, sobrevivência, justiça e como escapar de represálias de uma forma astuta e, ao mesmo tempo, equilibrada.
Os seres humanos acham que são o topo da cadeia alimentar e que podem ser mais espertos sempre, não importa quem prejudiquem no caminho. E O Fantástico Sr. Raposo está ali para defender e proteger não só os próprios interesses, como os de seus vizinhos também.
Uma história leve e importante sobre como os estereótipos podem ser características fortes e contribuir para o bem, mesmo quando tudo leva a crer que seremos trapaceados. Era o que os homens achavam do Sr. Raposo, mas ele tinha outras preocupações além de levar vantagem sobre eles. E que bom que sua inteligência e malandragem, aqui pelo menos, foram prósperas, afinal, ao levantar-se para defender seus vizinhos e a si mesmo de injustiças, pequenos sacrifícios podem ser necessários para que a situação volte ao seu equilíbrio natural.
Se você ainda não conhece a escrita de Roald Dahl, recomendo muito dar uma chance para seus escritos deliciosos e também reflexivos. Não é só mais uma historinha boba de criança, é uma historinha para todo mundo pensar e discutir. E isso não tem preço, está destinado a se eternizar como um presente que o autor nos deixou.
Nota:






O Fantástico Sr. Raposo (Fantastic Mr. Fox)
Autor: Roald Dahl
Editora: WMF Martins Fontes
Número de páginas: 96
"Num vale havia três fazendas, que pertenciam a três fazendeiros mesquinhos: Bosque, Bunco e Bino. Numa colina, acima do vale, morava Senhor Raposo, Dona Raposa e suas quatro Raposinhas. Todos os dias o Senhor Raposo perguntava para a Dona Raposa: - Então, querida, o que vamos comer esta noite? Uma galinha bem gorda do Boque? Uma pato ou um ganso do Bunco? Ou, quem sabe, um belo peru do Bino? Esta é a história de como o Senhor Raposo enfrentou as pás, os tratores e as espingardas dos três fazendeiros para continuar alimentando sua família."Compre:Amazon